Cateter quimioterápico PORTOCATH
O tratamento oncológico é um momento bastante delicado tanto para o paciente quanto para os familiares. As picadas de agulhas para a infusão de medicamentos e coletas de exames podem causar desconforto, e se somarmos ao fato de que a pessoa já se encontra fragilizada devido a esses procedimentos, esse processo pode ser ainda mais doloroso. Por este motivo, qualquer método que torne esse período de tratamento mais confortável é bem-vindo.
SOBRE
O cateter de Port-A-Cath é um desses procedimentos que garantem um menor desconforto ao paciente, pois evita que hajam múltiplas punções. Consiste em um dispositivo composto por um longo cateter que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre, ligado a um reservatório localizado abaixo da pele (aonde será realizada a punção e infusão do medicamento).
Sua estrutura é composta por um pequeno reservatório, que serve para verter mais facilmente as medicações, diminuindo o risco de perda de veias e a dor. São fabricados em variados diâmetros, comprimentos e tipos de materiais. Além de auxiliar a coleta de exames, permite a infusão de medicamentos quimioterápicos e facilita a introdução de fluídos para dieta parenteral e hemoderivados.