Tratamento do lipedema
O lipedema é uma doença crônica que costuma acometer aproximadamente 11% das pessoas do sexo feminino.
Caracteriza-se pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, coxas e quadril, podendo ser doloroso ao toque e à pressão.
Lipedema
Além de ler este texto aproveite para agendar uma consulta e converse pessoalmente com um dos médicos da Total Vascular
AGENDARA doença é uma disfunção hereditária e é gerada por células de gordura doentes que se multiplicam com o passar dos anos.
Pode avançar para um estágio de piora em alguns momentos da vida da mulher em que haja mais estrogênio (o hormônio sexual feminino), como no final da puberdade, menstruação, durante o uso de anticoncepcionais, durante a gravidez ou após um período de aumento de peso.
SINTOMAS DO LIPEDEMA
• Hipersensibilidade (dor ao tocar ou fazer pressão no tecido afetado)
• Acúmulo de gordura partindo da cintura e indo até os joelhos e tornozelo.
• Inchaço e dores nas pernas.
Além de promover uma diminuição na qualidade de vida, quando acomete as pernas, ao contrário do linfedema, é possível perceber que os pés são poupados, fazendo uma mudança brusca de diâmetro na região do tornozelo, como se houvesse um garrote barrando a circulação sanguínea.
CAUSAS DO LIPEDEMA
Os especialistas partem do princípio de que as causas principais da doença estão relacionadas às questões hormonais, então não existe uma forma que seja completamente efetiva e evite que ela se manifeste. No entanto, são concentrados esforços em algumas medidas que podem ajudar durante as primeiras fases do lipedema, como por exemplo: a prática de esportes, fortalecimento, fisioterapia vascular e uma dieta saudável.
TRATAMENTO DE LIPEDEMA
O tratamento do lipedema se baseia principalmente em mudanças nos hábitos de vida, que se fazem necessários para que haja o controle da evolução da doença. Além disso, procedimentos cirúrgicos também são utilizados como forma de tratamento.