Agendamento on-line

Agendamento Ícone Agendamento de Consulta

Agendamento Usuário Ícone
seg. a sex. 11. 97197-1234
Dr. Vitor Cervantes Gornati

Dr. Vitor Cervantes Gornati

Cirurgião Vascular
e Endovascular
CCRM 135239 / RQE 48202
Agendar
Dra. Karen Utsunomia

Dra. Karen Utsunomia

Cirurgião Vascular
e Endovascular
CRM 139678 / RQE 51452
Agendar
Dr. Daniel Faccioli Lopes

Dr. Daniel Faccioli Lopes

Cirurgião Vascular
e Endovascular
CRM 139544 / RQE
Agendar
Ícone mapa

Perdizes

Rua Traipu, 509 - São Paulo/SP

Ícone mapa

Bela Vista . Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet 71, CJ 64 - São Paulo/SP

Úlcera Varicosa

Clínica Total Vascular Agendar Consulta Online

Úlcera Varicosa

Úlcera varicosa ou úlcera venosa é uma ferida profunda na pele que ocorre quando o sangue não circula de volta ao coração (insuficiência venosa), geralmente afetando as pernas e pés.

É o tipo mais comum de úlcera, sendo um problema muito frequente em idosos, mulheres e entre pessoas com dificuldade de locomoção.

Úlcera Varicosa

Úlcera Varicosa

Além de ler este texto aproveite para agendar uma consulta e converse pessoalmente com um dos médicos da Total Vascular.

AGENDAR

CAUSAS 

Quando as válvulas venosas não funcionam bem, o sangue venoso se acumula nos tecidos inferiores conforme a gravidade. A insuficiente circulação sanguínea resulta em falta de oxigenação tissular (hipóxia), acumulação de produtos tóxicos provenientes do metabolismo tissular e aumento de pressão venosa distal que causam necrose progressiva dos tecidos.

Total Vascular banner tratamentos conteudo ulcera varicosa

SINTOMAS

Conforme o sangue venoso se acumula a pele fica cada vez mais vermelha e escura nas partes mais inferiores do corpo. A pele começa a tornar-se grossa, seca, inchada e coçar. A maior parte dos casos é indolor, mas pode ser dolorosa. Conforme a pele apodrece, o pus se forma, surge um odor característico de carne podre.

DIAGNÓSTICO

Sua aparência, de ferida profunda com exsudato, é bastante característica. Comparar a pressão do braço com a pressão da perna, com o paciente sentado serve para verificar a insuficiência venosa (se uma é menos de 80% da outra). Uma ecografia dos vasos sanguíneos pode confirmar insuficiência das válvulas venosas.

TRATAMENTO

Se o tratamento eficaz da insuficiência venosa não for feito, a úlcera não melhora espontaneamente, pode aumentar e novas úlceras podem aparecer. Primeiro é necessário limpar as feridas com antisséptico, remover toda pele necrosada e cobrir a pele saudável com gases limpas. Levantar as partes afetadas (geralmente as pernas) e usar tecidos elásticos para comprimir o local (geralmente meias elásticas) previne novas úlceras e permite que elas se curem lentamente. Caminhar melhora a circulação das pernas, perder peso em caso de obesidade e parar de fumar também é recomendado.

 

 

Envie suas dúvidas para a Total Vascular